quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Partiu meu irmão Renaldo.


Passou 67 anos, 9 meses e 22 dias em nosso mundo, e foi hóspede ameno.
Sorria para todos, com ou sem motivo plausível. Era a sua arma, não direi secreta, porque ostensiva. A vista da pessoa humana lhe dava prazer.
Seu sorriso foi logo considerado sorriso especial, revelador de suas boas intenções para com o mundo ocidental e oriental. Familiares, amigos e desconhecidos, gratificados com esse sorriso (encantador), abonam a classificação.

Sua simples presença e seu sorriso compensariam providências e privilégios maiores. Recebia tudo com naturalidade. Acordaria sorrindo, como de costume

Jamais me voltei para Renaldo que ele não me sorrisse; tivesse eu um impulso de irritação, e me sentiria desarmada com a sual maneira de olhar-me.

Partiu meu irmão Renaldo. Ficou refletindo na falta que fazem ele e seu sorriso aos que aqui ficam, vividos e puídos.

De repente o mundo ficou vazio.

No ônibus (22/09/2010)

Parafraseando Drumond (No aeroporto)

4 comentários:

  1. Não sei o que dizer..e todas as minhas lágrimas parecem insuficientes para chorar toda essa dor , toda essa saudade , todo esse desejo insano de não ter acontecido..

    ResponderExcluir
  2. Tia querida...
    Não só foram as palavras que foram bem escolhidas e acolhidas, mas todo o sentimento que nelas se encontram!
    Lindo... porque também há beleza na trsiteza.

    ResponderExcluir
  3. Boas são as lembranças que tenho de Renaldo. Lembranças que vão até minha infância como um flash de luz e voltam... meu dedo preso na porta de seu Corcel azul, na Rua do Sossego, e sua expressão de preocupado... o pão quentinho que eu ia comprar na Karblen, na hora do almoço, pois que ele adorava almoçar com pão... as noites em claro para ver os desfiles das escolas de samba do Rio, na sua casa em Olinda. E, claro, tudo sempre com aquele largo sorriso que Verinha descreveu com tanta propriedade. Hoje estamos em planos diferentes; a saudade é imensa e a lembrança de sua alegria pode nos confortar, mas a certeza de que a gente vai se encontrar de novo é como um bálsamo para aliviar todas as dores.

    ResponderExcluir
  4. Para Claudinho : vc só esqueceu do "pelvelso"....Emocionante o seu comentário!!!

    ResponderExcluir